sábado, agosto 26, 2017

[RESENHA] Depois do Fim, de Tay Lopes

Sinopse:

"O que você faria se mudar a vida de alguém significasse mudar a sua própria vida?
Elisa Sommer é uma estudante de psicologia exemplar que vive em um dos bairros mais tradicionais de LA e sempre consegue tudo o que quer.
Até agora…
Como último projeto do programa de estágio, Elisa recebe o histórico de Noah Collins.
Desde esse primeiro encontro, eles nunca mais serão os mesmos.
Uma história sobre descobrir o amor, quando sua existência já estava sendo questionada."



Classificação: 4★

Ficha Técnica:


Publicado no Brasil
Editora: Maresia
Páginas: 422
Data de Publicação: 2016
Onde Comprar:
Maresia:  Livro Físico - R$20.00  


Resenha:

A minha primeira leitura de uma autora brasileira; tão longe do meu género habitual de leitura; um livro tão, tão romântico e, ainda assim, eu adorei.
Inicialmente, é-nos apresentado Elisa, uma estudante de Psicologia que está a fazer o seu estágio, e Noah, uma vítima de um acidente de viação que resultou na morte da sua namorada. Ele é fechado, não se abre para ninguém e está completamente entorpecido na dor, na solidão e na raiva de ter perdido o grande amor da sua vida. É inevitável sentirmos o nosso coração apertar com dor por ele ou o nosso estômago se revoltar quando lemos as palavras que a Tay nos oferece. Este foi um ponto bem interessante na leitura, pois, ao contrário da maioria dos livros, nós não torcemos de imediato pela Elissa com Noah, mas sofremos pela perda sua da primeira amada.
É agradável assistir ao desenvolvimento de Noah com Elissa. Por incrível que se pareça, ele abre-se para a estagiária quando não se tinha conseguido abrir para mais ninguém. Uma consulta passa a duas, a três e de repente, estão desejosos para a quarta, a quinta, a sexta.
Quando ela é convidada pelos pais de Noah para ir ao jantar de agradecimento em sua honra, eles beijam-se. Ele afasta-se. Ela ressente-se. Passa um ano e meio e nunca mais se viram, mas quando se veem novamente ele beija-a e pede para tentarem ter uma relação amorosa. Este foi o grande defeito de desenvolvimento da obra, a meu ver. Achei demasiado ingénuo e irrealista ao passar um ano e meio um homem que sofria pela morte da sua amada “pular” para uma tentativa de relacionamento com a sua psicóloga no segundo em que a vê. Gostava de ter visto um maior desenvolvimento nesta parte.
A relação evolui e aqui a escritora fez um ótimo trabalho ao incluir temas como a violência entre casais (a melhor amiga de Elissa), o bullying (pode ser considerado desta forma, ainda que não diretamente, quando o melhor amigo de Noah não consegue aceitar a sua nova relação achando que ele está a trair a sua primeira amada e envia mensagens para Elissa), o relacionamento em si na esfera matrimonial, a obsessão amorosa que é desenvolvida por uma aluna de Noah e a depressão.
Não quero dar muitos mais detalhes porque quero que vejam com os vossos próprios olhos o valor desta obra. Inicialmente esperei por um romance básico que funciona: “Ele apaixona-se por ela, têm problemas, resolvem, percebem que não conseguem viver um sem o outro e BAM casamento”. MAS NÃO
Admito que na metade do livro estava a ter alguma dificuldade em lê-lo. Não conseguia ver um objetivo na história. Não conseguia ver um rumo. Apenas peripécias sem objetivos, sem finais. Por isso estava desmotivada. Mas isso não é verdade. E essa foi a melhor surpresa que poderia ter recebido. Passado tantos dias – já li o livro faz 10 dias – ainda penso em assuntos abordados.
Por fim, é um livro que recomendo para aqueles que gostem de livros românticos que abordam temáticas envolventes. É uma escrita tão bela, tão simples e quase poética. Para bónus: muitas dos capítulos é inspirado em músicas. Não é um romance que te faça sentir muitas emoções fortes, mas que te transmite uma espécie de calma e serenidade mesmo em momentos de grande dor ou grande emoção.

Quem é Tay Lopes?

 A Tay tem o coração dividido entre o Rio de Janeiro (a sua cidade Natal) e Buenos Aires (cidade onde reside faz alguns anos). Frequentadora assídua das livrarias e sebos da calle Corrientes adora ler aqueles romances bem melosos e chorar com filmes cujo final já sabe como será. Ama escrever de noite enquanto ouve música, ama escrever com sol numa praça da cidade Porteña, ama escrever nos autocarros enquanto a paisagem muda lá fora, ama escrever...
O seu primeiro livro, Depois do Fim, foi publicado em 2016 pela Editora Maresia. Bree é o segundo livro da autora, que não pretende parar por aí.

Podes encontrar a autora através do seu Instagram e Wattpad.


NOTA: Este foi um livro enviado diretamente pela autora para ser resenhado. A autora é parceira do Blog. Se tens uma obra publicada e gostavas que o teu livro fosse lido e resenhado então sabe mais em Envia a Tua Obra.

Sem comentários:

Enviar um comentário