segunda-feira, setembro 25, 2017

[RESENHA] Isto Acaba Aqui, de Colleen Hoover

Wook.pt - Isto Acaba Aqui

Sinopse:

O que te resta quando o homem dos teus sonhos te magoa? 


Lily tem 25 anos. Acaba de se mudar para Boston, pronta para começar uma nova vida e encontrar finalmente a felicidade. No terraço de um edifício, onde se refugia para pensar, conhece o homem dos seus sonhos: Ryle. Um neurocirurgião. Bonito. Inteligente. Perfeito. Todas as peças começam a encaixar-se.



Mas Ryle tem um segredo. Um passado que não conta a ninguém, nem mesmo a Lily. Existe dentro dele um turbilhão que faz Lily recordar-se do seu pai e das coisas que este fazia à sua mãe, mascaradas de amor, e sucedidas por pedidos de desculpa.


Será Lily capaz de perceber os sinais antes que seja demasiado tarde? 
Terá força para interromper o ciclo?”


Classificação: 5★

Ficha Técnica:


Publicado em Portugal
Publicado no Brasil
Editora: TopSeller
Editora: Galera Record
Páginas: 336
Páginas: 368
Data de Publicação: 2017
Data de Publicação: 2018
Onde Comprar:
Wook: Livro Físico - 17.69€
Onde Comprar:
Amazon:  Livro Físico (+ pôster + marcador)- R$35.51

O livro está em PRÉ VENDA. Só será lançado a 5 de fevereiro de 2018

Resenha:


Estava tão ansiosa para vos vir falar deste fantástico livro. Prometo que não se irão arrepender da sua leitura.

Este é, sem dúvida alguma, um dos meus livros favoritos. O que me motivou a escolher este livro para ler? Queria arriscar, queria ler algo diferente, algo com mais substância. Não que o que tenho lido não seja bom, não é nada disso. Apenas precisava de alargar um pouco os meus horizontes, de sair da minha zona de confronto.  E que escolha fantástica!

 Antes de mais, para aqueles que são uns chorões como eu então recomendo desde já o uso de muitos lenços de papel para que a leitura ocorra sem grandes problemas. Porque…vocês vão chorar. Vão chorar ao entender que a vida é mesmo fucked up, vão chorar por tristeza, vão chorar por tudo e ao mesmo tempo por nada, vão chorar de felicidade, vão chorar porque este é um grande livro que nos faz apaixonar por todas e cada uma das personagens. Mesmo as más, mesmo as boazinhas, mesmo as que não conseguimos decifrar. Porque a vida é assim. A vida não nos diz quem ou como aquela pessoa será, não se inicia logo nos momentos maus, não existe uma clarificação ou um manual a explicar como as coisas são.

Sem querer empatar muito mais, então começo por vos explicar do que se trata esta história. Colleen Hoover, a autora, conta-nos a história de Lily, uma mulher que assistiu vezes e vezes sem conta a mãe a ser agredida fisicamente pelo pai.

A história inicia-se no dia em que o pai de Lily falecera e ela está num rooftop a olhar para as estrelas e a divagar sobre a vida. É no meio de um dos devaneios e reflexões que Lily conhece Ryle. Um bonito neurocirurgião que foi para aquele mesmo terraço pela sua vida ser uma complicação. Por também ter os seus demónios.
“Não existe essa coisa de pessoas más. Todos nós somos apenas pessoas que às vezes fazemos coisas más.”
No decorrer da conversa, inicia-se uma brincadeira que se tornará o seu “lema”. A verdade nua e crua. Este lema baseia-se em dizer exatamente isso: a verdade nua e crua.
O tempo vai passando e Lily começa a montar a sua própria loja de flores. Enquanto isso, a autora introduz flashbacks da infância de Lily através de uns diários. Diários estes que eram escritos como se fosse feito um diálogo com a Ellen Degeneres.
Aqui é apresentado a minha personagem favorita: Atlas.
Atlas foi um garoto sem abrigo por quem Lily se apaixonou. E acreditem: vocês também se vão apaixonar. Ele foi posto fora de casa pela sua mãe que escolheu o seu companheiro ao invés do seu próprio filho. Ele vive numa casa abandonada ao pé da casa de Lily. Quando ela se apercebe que ele não tem o que comer, ela vai ao seu encontro e entrega-lhe um pouco de comida. Tudo isto sempre às escondidas dos seus pais.
Os primeiros contactos são tímidos, constrangidos, mas rapidamente desenvolvem uma amizade. Uma amizade que se transforma em amor. Mas ele tinha que se ir embora ou perderia a única oportunidade de tentar ser alguém.
Com o andamento do projeto da loja de flores, ela conhece a irmã de Ryle e, devido a um acidente, reencontra Riley. Aquele belo médico que ela achou nunca mais voltar a ver.
Mas ele não queria qualquer compromisso. Ela não era de estar com um homem por uma noite só. Então concordam que, apesar da atração física que ambos sentiam um pelo o outro, teriam que se esquecer um ao outro.
Só que nada acontece como eles combinaram. Eles ficam juntos novamente e a partir daqui as coisas começam a evoluir. Existe um dia em que, em conjunto com a mãe de Lily, vão a um novo restaurante. Um restaurante em que Lily acaba por rever Atlas. Aquele primeiro amor que ela pensou que tinha perdido para sempre.
Mais tarde, num dia cheio de romance, divertimento e momentos sexys, Ryle e Lily estão em casa de Lily a fazer um jantar romântico. Mas num acidente desastroso, a comida cai ao chão. Ryle queima-se e corta a mão e, enquanto isso, Lily ri-se. O vinho deixou-os a ambos descontrolados. Ryle irritado com a reação de Lily, empurra-a com força  e faz-lhe algo mais que a deixou inconsciente e com um corte na sobrancelha.
"Todos os seres humanos cometem erros. O que determina o caráter de uma pessoa não são os erros que cometemos. É como nós levamo esses erros e os tranformamos em lições em vez de desculpas"
Lily, depois de assistir várias agressões do seu pai na sua mãe, sempre prometera a si mesma que mal algum homem lhe tocasse de forma violenta: ela terminaria tudo. Mas não foi isso que aconteceu. Ao início ela ficou zangada, com a cabeça a mil, mas ao mesmo tempo a criar desculpas.
Mais tarde, ela volta com Riley e a irmã ao mesmo restaurante de Atlas. Ele ao ver Lily com um olho negro faz um mais um e entende que Riley era o culpado. Tenta confrontar Lily em privado, mas Riley vê os dois juntos e torna-se tudo numa grande confusão.
Mas as agressões continuaram, as desculpas cresceram. Até que chega o dia em que ele a espanca e quase a viola. Nessa noite, com ele a dormir, ela escapa da cama e liga para Atlas. Ela pede que ele a venha buscar, pede para que aquele inferno pare de uma vez. No hospital, dizem-lhe que ela está grávida.
Riley vai três meses para o estrangeiro. Enquanto isso, Lily tenta tomar uma decisão.
Sinto que já vos contei demasiado, mas a verdade é que esta história não me sai da cabeça. Ler a resenha não chega para vocês entenderem a história. Porque provavelmente vocês odeiam Riley. Mas sabem o que a autora fez de mais fantástico com este livro? Fez o leitor apaixonar-se por Riley. Não gostar daquilo que ele faz, como é óbvio. Mas tal como Lily se apaixonou por Riley, nós também nos apaixonamos. É inevitável. Portanto, chorei. Chorei por Riley. Talvez porque ele teve um acidente na vida que o deixou lixado para o resto da sua vida.
Eu não sei. Mas foi aqui que me consegui colocar um pouco na situação das mulheres que amam os seus companheiros e que sofrem abusos deste tipo, mas não os deixam. Elas sabem que é errado. Que isso não é amar como deve ser, mas a partir de agora nunca mais irei abrir a boca e fingir que essa deve ser uma decisão fácil e óbvia. Porque a verdade é que não é. Afastarmo-nos de alguém que amamos não é fácil. Tomar uma decisão que nos irá quebrar o coração não é fácil.
“O dia em que deste o discurso do teu pai? Eu sei que não congelaste, Lily. Estavas naquele pódio e recusaste-te a dizer uma única coisa boa sobre aquele homem. Foi o maior orgulho que me deste. Foste a única pessoa na minha vida que se levantou por mim. Eras forte quando eu estava com medo.”
 

Quem é Colleen Hoover? 

Colleen HooverColleen Hoover é uma autora norte-americana que já atingiu o 1.º lugar no top de vendas do New York Times e comoveu muitos leitores com os seus seis livros publicados, incluindo Um Caso Perdido (Hopeless).
Colleen cresceu numa quinta, no Texas, casou-se aos 20 anos e tirou uma licenciatura em Serviço Social. Trabalhou nos Serviços de Proteção a Crianças, antes de voltar aos estudos para concluir a sua formação em Educação Especial e Nutrição Infantil. 
Vive com o marido e os três filhos à beira de um lago no Texas.

Encontra a autora no seu Site oficial, no Facebook, no Instagram, no Snapchat e no Twitter.

DÁ-ME A TUA OPINIÃO SOBRE O LIVRO OU SE ELE TE INTERESSOU!

Sem comentários:

Enviar um comentário