quarta-feira, novembro 15, 2017

Saber onde publicar: Editoras Tradicionais ou Auto Publicação/Vanity Publishing?

Não é nenhuma novidade que publicar um livro não é fácil. Para ti, que tens uma obra gravada no teu computador há imenso tempo ou uns papéis todos rabiscados, mas sentes que é uma grande história, então provavelmente já te questionaste: e se publicasse o meu livro?

Hoje não falarei sobre quando publicar ou ajudar a entender se deves publicar ou não, se tens o potencial, se… Não! Esse tema será para outra altura. Hoje venho explicar um pouco sobre os dois tipos de editoras que existem: editoras tradicionais e as editoras de auto publicação, também conhecidas como vanity publishing.


Vamos entender a diferença entre estas duas editoras e depois desta explicação espero que tenhas chegado à conclusão de que forma irás querer publicar o teu livro.

As editoras tradicionais são as mais conhecidas. São aquelas que pagam ao autor para publicar o seu livro. Estas editoras ficam encarregues de todo o processo da publicação assim como as suas despesas. 
Tratam de detalhes minuciosos e cruciais para o sucesso do livro como a própria edição do livro, tratam da formatação, da capa e podem – e provavelmente irão – reformular o título do livro.

Regra geral, o autor recebe uma percentagem de 10% sobre o PVP, mas estas percentagens variam muitas vezes entre os 8% e 12%. 
O que é que estas percentagens querem dizer e porque podem variar? PVP é uma sigla para Preço de Venda ao Público, ou seja, o valor pago pelo livro. Este valor tem várias determináveis como: a quantidade de páginas, a influência/popularidade do autor, se é um tema que está a ser muito falado e requisitado.

O que é que tudo isto significa com números reais?
Vamos criar um exemplo. Imaginemos que a autora X publicou um livro com uma editora tradicional Y. O acordo entre ambas é que a percentagem que a autora ganhará sobre os livros vendidos (aqui entra o PVP) é de 10%. No ano de 2016, foram vendidos 20 000 exemplares desse livro e cada exemplar tem o valor de 15€.
Fazendo as contas matemáticas, a autora X ganhou: 30 000€
Este é um exemplo de um livro muito bem vendido. Um que esteja nos Tops de Vendas, mas se usarmos o exemplo de um livro mediano com 1500 exemplares vendidos então o autor ganharia: 2 250€

As editoras de auto publicação ou vanity publishing são uma novidade, não tão recente, no mundo literário. “A auto publicação gira à volta do autor. Este paga a publicação do seu livro, mas, em contrapartida, tem controlo sobre tudo: data de lançamento, edição do texto, capa, comunicação, etc. Quando um autor paga para publicar o seu livro, está a auto publicar.” - Editora Épica 

A maioria das editoras de auto publicação oferece direitos de 8% a 10% sobre o preço de capa dos livros vendidos em livraria.

Eu não quero fazer publicidade a nenhuma editora nem quero que pensem que este artigo é, de alguma forma, patrocinado. Mas quando estive a pesquisar (e pesquisei muito para escrever este artigo) a informação nunca vinha bem clara por parte das editoras. Não pesquisei todas, mas regra geral foi esta ideia que me foi transmitida. No entanto, a editora épica, que é uma editora de auto publicação e que faz parte da “Editora mãe” Saída de Emergência indicou que a percentagem oferecida aos autores não é de 8, não é de 10, mas sim de 15%. E, pelo que analisei, se for vendido 1000 exemplares então é transferido da Editora Épica para a Editora Saída de Emergência, uma Editora Tradicional.

É importante entender que uma Editora de Auto Publicação foi desenhada para todos aqueles que não tiveram a oportunidade de publicar numa Editora Tradicional. No entanto, esta opção sairá dispendiosa inicialmente e poderá não ter grande retorno.

O que isto quer dizer?
Voltando ao sistema do PVP do exemplo exposto para as Editoras Tradicionais só que agora com algumas alterações.
Enquanto numa Editora Tradicional, o autor não tem qualquer custo sobre a publicação do livro, numa Editora de Auto Publicação terá. Pegando como exemplo uma editora real: a Editora Épica.
Existem diferentes pacotes, mas utilizarei o pacote base. Este tem uma série de características como: criação de E-book e livro físico; criação de uma página de autor no site da Editora; tem todo o serviço de serviços editoriais, comercias, design da capa e o “Miolo”. Este pacote tem o valor de 1190€

Como irás entender a seguir nas vantagens e desvantagens, uma Editora de Auto Publicação é muito pobre nos campos do Marketing e isso reflete no número de vendas de exemplares.

Ex.: O Autor C vendeu 130 exemplares no ano de 2016 e cada exemplar tem o valor de 15€. Com a percentagem para o autor de 15% com a Editora Épica o autor ganharia: 292,5€. No entanto, como ele teve que pagar 1190€ para o seu livro ser publicado então ele teria tido somente despesa na publicação do livro.
Isto não quer dizer que com as Editoras de Auto Publicação se tenha sempre prejuizo, não. Mas tudo depende dos números.
Publicar numa Editora de Auto Publicação pode ser uma aposta para o futuro: criar nome como escritor e, mais tarde, uma Editora Tradicional notar o trabalho e ser recompensado por isso.

Vantagens


Editora Tradicional

  • ·       Os exemplares da obra serão vendidos nas livrarias principais atingindo assim um maior público;
  • ·       Probabilidade em ganhar mais dinheiro. É tudo uma questão de números.
  • ·       Ganhar mais popularidade
  • ·       Não ter custos com a publicação
  • ·       Uma publicação mais profissional e cuidada ao detalhe; Este não é um ponto que se destina apenas às Editoras Tradicionais. Existem muito boas Editoras de Auto Publicação que também conferem uma publicação minuciosa, cuidada e profissional. No entanto, as Editoras Tradicionais acabam por ter sempre muito mais dedicação e cuidado.
  • ·       Menos preocupações. Com as Editoras tradicionais o autor não tem tanto controle o que acaba por não lhe dar tanta responsabilidade e, consequentemente, trabalho com a publicação


Editora de Auto Publicação

  • ·         Todos têm direito a publicar o seu livro. As editoras de Auto Publicação servem para isso mesmo: para dar direito a todos aqueles a quem as Editoras Tradicionais não responderam ou responderam negativamente quanto às suas obras.
  • ·         O autor tem total controlo sobre a publicação em si: a data de lançamento, edição do texto, capa, comunicação, etc.
  • ·         O autor pode sentir que é ele a grande alavanca para o sucesso do seu livro, pois é ele que fica responsável por praticamente tudo.


DESVANTAGENS


Editora Tradicional

  • Todos os dias são enviados manuscritos para as Editoras. Não conseguem responder a todos e àqueles que conseguem responder, nem todos vão ter a alegria de que a sua obra será publicada. É um processo muito desgastante para o autor.
  • O livro, apesar de ser do autor, vai sofrer muitas alterações. E muitas delas, o autor não apreciará o que poderá levar a sentir que o livro não é 100% dele.



Editora de Auto Publicação

  • O autor arca com todos os custos e não recebe, obviamente, uma boa retribuição.
  • A publicidade é muito pouca ou de pouca sensibilização.
  • Não é disponibilizado nas livrarias principais e assim não obtém tanto reconhecimento e, consequentemente, sem grandes lucros.
  • Pela mesmo motivo que pode dar a satisfação de total controlo sobre a sua obra, ao mesmo tempo poderá desencadear a sensação de solidão. É o autor que tem que se esforçar por fazer publicidade do livro, de o colocar em muitas outras livrarias e de tratar que o seu livro seja lido.

Este artigo foi útil? Já tiveste alguma experiência na publicação de livros? Conta-me tudo nos comentários ou vem falar comigo de forma privada por qualquer uma das redes sociais do blog. 

2 comentários:

  1. Lamento informar, mas o conteúdo deste post está incorreto. Edição Vanity e Auto-publicação, são, aqui, misturados. Os dois processos nada têm um com o outro. A auto-publicação permite a conservação total dos direitos de autor e não há intervenção de qualquer editora. No modelo Vanity, o autor cede os seus direitos, em maior ou menor grau, a uma entidade ( que também não é uma editora, diga-se!) a troco de uma prestação de serviços.

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    1. Muito boa noite,

      Agradeço imenso pelo seu comentário. Na verdade, li a expressão "Edição Vanity" pela primeira vez quando estava a pesquisar este tema e eram vários os artigos de informação que retratavam a "Edição Vanity" e a "Auto-Publicação" como um só conceito (nomeadamente, https://eco.sapo.pt/reportagem/livros-quanto-custa-e-como-se-publica-em-portugal/).

      É certo que após o seu comentário voltarei a pesquisar sobre o tema e entender realmente se estas duas expressões são sinónimas ou se, muito pelo contrário, compreendem realidades muito diferentes. Portanto, obrigada!

      Acredito, porém, que possamos estar perante uma auto-publicação como a caracteriza - ou seja, sem a intervenção de qualquer editora - quando perante a publicação de um ebook na Amazon, na Kobo ou qualquer outra plataforma semelhante que não seja obrigatório a intervenção de uma editora como papel de garantia.

      Por fim, entendo quando critica as editoras por si chamadas "Vanity". Confesso que inicialmente partilhava a 100% da sua opinião. Hoje em dia, através da experiência que tenho adquirido de forma indireta com os escritores que me apresentam as suas obras, fico a saber que estas editoras muitas vezes ajudam na publicação destas obras, que muitas vezes são apresentadas ao público ainda em "bruto".

      Reforço novamente o meu agradecimento pelo seu comentário. Se quiser discutir melhor este assunto para que possamos trocar opiniões, basta enviar uma mensagem por qualquer dos meios contactos indicados aqui no blog.

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