Oh não!
Isto não é mais um daqueles desabafos de alguém que não compreendeu a história ou que não gostou. Não sou uma daquelas pessoas que reclamou dos livros - mesmo sem os ler, o que é incrível - e dos filmes - os últimos dois - e que mesmo assim foi ver o terceiro só para...reclamar.
Eu juro que não sou dessas!
Eu adorei os livros, sou uma fã das 50 sombras e acredito que metade da população que não gostou dos livros é porque não os leu, 1/4 dela leu só porque estava na moda e o outro 1/4 foi ver os filmes a achar que era algum tipo de filme pornográfico com direito a umas chicotadas (nem sequer vou comentar).
Eu gostei. Eu adorei os livros e os filmes, bem...eu até gostei dos filmes. É claro que para quem é fã dos livros, todo o leitor sabe que o filme vai ser uma deceção. E agora pode ser uma deceção ligeira ou uma deceção enorme.
"Dia dos namorados e eu vou ver o filme com o meu namorado."
Isso mesmo. Já tínhamos visto o segundo filme juntos e estávamos a querer cumprir a tradição ao ir ver o terceiro.
Ele, tal como muitos outros, não gosta do Christian Grey e acha que existe algo de muito errado com a história. Crê que foi um hit tão grande só porque ele é rico e tem um bom corpo.
Quer dizer...eu não posso refutar totalmente esta opinião, certo? Porque se ele fosse pobre e com uma barriguinha de cerveja a história talvez não fosse a mesma, nem tivesse impacto. Mas não é aí que está a questão!
"Christian Grey deve ser, supostamente, lindo, duro, frio e implacável"
Uma opinião é sempre uma opinião, mas todos concordamos - quem leu os livros, claro - que a personalidade de Christian não é de um homem comum. Ele é jovem e conseguiu ser um dos homens mais ricos do mundo. Ele é lindo, implacável, ambicioso e não demonstra sentimentos.
Ele deve ser como uma armadilha humana. Alguém por quem não vais conseguir desviar o olhar achando ter achado a perfeição e ainda assim, ao conheceres melhor, percebes que não existe niguém tão imperfeitamente perfeito. Clichê, eu sei. Mas isto foi um livro e todos sabem que um livro tem que ter um pouco de clichê.
Portanto, a partir do momento em que sei a escolha final para a representação da personagem Christian...fiquei com grandes dúvidas.
Não me entendam mal, Jamie é bonito. Mas não tem aquele olhar de te fazer tremer: tanto de medo como de prazer.
Achei que podia estar a ser dura de mais, por isso dei-lhe uma oportunidade. Três até...e mesmo assim ele não me mostrou a essência de Christian.
"Para quê concordar desempenhar uma personagem, se não gostas?"
Não precisam de ser uns génios para saber a quem me refiro, certo?
Dakota Johnson.
Eu quero achar que estou errada, mas a sensação que me deu desde o início é que Dakota, que desempenha a personagem de Anastasia Steele, não queria fazer o filme ou que não gosta dele ou da personagem. Não sei o que ela sente, nem do que ela não gosta. Mas percebo que existe algo e isso reflete-se nos ecrãs.
E nem sequer é só do seu desempenho no filme! Porque nos dois primeiros livros eu achei que ela foi uma boa atriz.
Sendo a fã que sou, fui pesquisar algumas vezes entrevistas da Dakota ou do Jamie referente ao filme. Ele era o brincalhão tímido que se desviava muitas vezes da pergunta. O que achei querido. Os jornalistas/entrevistadores querem sempre saber de mais para aquilo que realmente eles querem ou podem responder.
Mas ela...ela raramente sorria. Ela não me mostrou "hey, eu estou a protagonizar um dos filmes mais esperados do mundo" (seja pelo bem ou pelo mal. ) Ela parecia gritar "Tirem-me daqui!".
O que... visto o tópico a seguir, eu não a culpo. Nada!
"MAS... ATAQUES DE PÂNICO?"
Quando li a notícia que Dakota teve vários ataques de pânico nos sets das filmagens devido às cenas de sexo... o meu coração doeu por ela.
Ataques de pânico não são brincadeira e só ela é que sabe o que sente ao ter esses ataques o porquê.
Acredito que não seja nada fácil estar a fingir ter sexo com alguém à frente de algumas pessoas e estar totalmente vendada e presa.
É diferente fazer isso durante a intimidade do casal quando existe uma grande confiança entre ambos. Fazer isso à frente de algumas pessoas? Ficar possivelmente à sua mercê?
Não queria nem estar na pele dela. E com este detalhe ela ganhou a minha simpatia. Acredito que seja difícil mostrar alegria por algo que te esteja a fazer mal mentalmente.
"Eles estão cansados"
Vá, depois de apontar os aspetos negativos dos dois protagonistas eu sinto-me na obrigação dos defender um bocadinho.
Eles estão cansados, gente. Nota-se a milhas. Eles mostram que estão fartos disto, que estão fartos de fazer sexo a toda a hora nas filmagens e eles estavam ansiosos para que tudo isto acabasse.
Não considero que seja culpa deles. Acho que, quando aceitaram o papel, não tinham a noção do desgaste que iria ser. Que iria existir maminhas de fora a toda a hora, que iria existir mais sexo do que eles esperavam e que a pressão em cima deles seria tão grande.
Até o meu namorado notou isto. Ele disse "eles já estão tão cansados que nem se importam em desempenhar o papel como deve ser".
Eu só desejo que eles descansem como deve ser agora e que a carreira deles continue a evoluir.
"Para se fazer um filme com ação e thriller é prciso saber fazer um filme de ação e thriller"
Isto foi a maior deceção de todas. Estava eu toda entusiasmada porque, sejamos sinceros, eu já estava farta de ver cenas de sexo. Então um pouquinho de ação e thriller era o que faltava para dar aquele toque extra às 50 sombras.
Mas o tiro saiu pela colatra, meus amigos. Oh se saiu!
Quantas vezes é que vemos um filme de ação e com thriller e as respostas são-nos logo dadas de mão beijada? Nunca, certo?
Atenção: mini spoiler à vista!
Quando li o terceiro livro e estava a ler a parte em que Ana foi salvar Mia o meu coração estava L-O-U-C-O. Eu passei as páginas com uma velocidade enorme não aguentando não saber o que ia acontecer.
E a parte do banco? Aquela em que Ana finge que vai terminar tudo com Christian? Oh bolas. Essa foi das minhas favoritas. Achei que ele tinha acreditado em tudo o que ela tinha dito, visto ele ter tantos problemas de confiaça.
Fim do mini spoiler.
No filme as respostas foram logo dadas. À medida em que a Ana estava a fazer o que tinha que fazer, mostrava o que Christian também estava a fazer. E isso destruiu toda a ansiedade, toda aquela coisa fantástica de teres o coração a bater que nem um louco.
Isso foi uma grande deceção.
"Tirar cenas já é mau o suficiente. Mudar falas de cenas essenciais é péssimo!"
Eu entendo que um filme não possa ter todas as cenas do livro. E no segundo filme houve uma mudança radical nesse aspeto. Houve muitas mais cenas e as cenas que não apareceram não eram assim tão cruciais. Nós, como leitores da trilogia, é que ficamos sempre desapontados. Porque gostamos de todas as cenas.
Mas no terceiro filme... mudarem falas só porque...sim? Isso não é necessário. Isso é estúpido.
Se alguém me conseguisse explicar o porquê de se mudarem as falas e o diálogo continuar a ter mais ou menos o mesmo tempo...eu agradecia.
Querem exemplos específicos? Vamos lá. (já sabem: spoiler à vista)
1.
Quando Ana conta ao Christian que ela está grávida. Ele fica doido e inclusivé a acusa de ela o poder ter feito de propósito como se ela o quissesse simplesmente agarrar. Ou seja, a discussão é mesmo muito acesa. Ele diz coisas nada bonitas e deixa uma mulher recentemente grávida desvastada.
No filme, ele fica em pânico e diz algo como "Merda, queria-te mostrar a porra do mundo e agora vamos estar ocupados com vómitos e fraldas".
É que... nem se parece assim tão chateado como estava descrito no livro. E isto tudo iria justificar as ações da Ana a seguir e explicar a sua frustração, mágoa e irritação.
No filme, ele fica em pânico e diz algo como "Merda, queria-te mostrar a porra do mundo e agora vamos estar ocupados com vómitos e fraldas".
É que... nem se parece assim tão chateado como estava descrito no livro. E isto tudo iria justificar as ações da Ana a seguir e explicar a sua frustração, mágoa e irritação.
2.
A cena do banco.
Esta cena é a altura em que Ana tem que levantar uma quantia exorbitante para poder resgatar Mia.
Primeiro: ela não tem nenhum documento ainda que mostre que ela é a "Mrs. Grey" e não "Miss Steele". O que...tudo bem. Poderia ser uma cena um pouquinho dispensável. Mas eles não mostram. Ela só entrega uma identificação que, no filme, ela já está como "Mrs. Grey".
Segundo: onde está a parte em que Grey fica todo em pânico a perguntar se ela o vai deixar? A parte em que ele baixa um pouco o seu temperamento difícil e pergunta se 5 milhões são suficientes para ela e para o bebé?
Esta parte foi das minhas favoritas no livro. É aqui que vejo, mais uma vez, a sensibilidade de Christian.
Mas não.
No filme ele só...pergunta se ela o vai deixar e lá está ele, no ecrã, com uma cara a fingir que está triste (e que percebe logo que algo se passa).
"Talvez eu esteja desapontada porque o terceiro livro foi o meu favorito"
Talvez seja isto. Talvez eu esteja a ser muito dura...
"Não saias logo quando os créditos aparecerem"
Não saias. Existe uma surpresa.
Agora é a altura de me dizeres o que achaste do filme, do livro e se me queres matar pelas minhas observações❤
Sem comentários:
Enviar um comentário