quarta-feira, março 28, 2018

[RESENHA] Nómada, de Stephenie Meyer


Sinopse:

"Melanie Stryder recusa-se a desaparecer.
O nosso Mundo foi invadido por um inimigo invisível. Os Humanos estão a ser transformados em hospedeiros destes invasores, com as suas mentes expurgadas, enquanto o corpo permanece igual.
Quando Melanie, um dos poucos Humanos "indomáveis", é capturada, ela tem a certeza de que chegou o fim. Nómada, a Alma invasora a quem o corpo de Melanie é entregue, foi avisada sobre o desafio de viver no interior de um humano: emoções avassaladoras, recordações demasiado presentes. Mas existe uma dificuldade com que Nómada não conta: o anterior dono do corpo combate a posse da sua mente.
Nómada esquadrinha os pensamentos de Melanie, na esperança de descobrir o paradeiro da resistência humana. Melanie inunda-lhe a mente com visões do homem por quem está apaixonada – Jared, um sobrevivente humano que vive na clandestinidade. Incapaz de se libertar dos desejos do seu corpo, Nómada começa a sentir-se atraída pelo homem que tem por missão delatar. No momento em que um inimigo comum transforma Nómada e Melanie em aliadas involuntárias, as duas lançam-se numa busca perigosa e desconhecida do homem que amam."

Classificação: 5★

Trailer do Filme:


Ficha Técnica: 


Publicado em Portugal
Publicado no Brasil
Editora: Gailivro
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 840
Número de Páginas: 560
Data de Publicação: março, de 2009
Data de Publicação: março, de 2013
Como Comprar:
Wook:     Livro Físico - 18.90€
                Ebook - 9.99€

Fnac  Livro Físico - 18.90€
             Kobo Ebook -  9.99€
Como Comprar:

Amazon Br:   Livro Físico - R$ 31.99
                         Kindle - R$ 31.41

Resenha:

Este é um livro muito especial para mim. Li-o há anos atrás, quando ainda andava no ciclo, por sugestão de uma amiga minha da altura. 
Eu já lia imenso nessa altura - não como hoje, mas mesmo assim já era muito para uma rapariga daquela idade - e, tal como muitos outros, era uma fã do Twilight
Enfrentei a tortura de ir às compras com a minha mãe só para lhe pedir este livro. Tenho-vos a dizer que o início foi horrível. 
Eu não entendi logo a sinopse e ao ler as primeiras páginas não entendi nada do que estava lá escrito. 

Nada! Nada! Nada! 

Estava completamente à toa. Até que voltei a ler a sinopse na tentativa de descobrir mais alguma dica que me ajudasse a entender o curso da história. 

E entendi. Continuei a ler e devorei o livro - que até então estava parado na minha estante há uma semana - em três dias. 

Até há muito pouco tempo, ele era um dos meus livros favoritos. A capa e as páginas já estão tão gastas de o estar sempre a reler! 

Sem mais demoras, vou-vos explicar a história.


O mundo está a ser invadido por alienígenas que também são retratados como almas.
Este ser é bom, é pacífico e quer melhorar o planeta Terra. Ele quer erradicar qualquer violência que ainda exista no planeta e quer aprender. Aprender o ser humano, aprender o ambiente, aprender as emoções.

Este ser já invadiu muitos outros seres. Ele é do tamanho das nossas mãos juntas. 

Representação da Alma no filme

Ele entra através de uma cirurgia no corpo humano, dirige-se para o nosso cérebro e "toma controlo" sobre ele e sobre nós. Assim, ele aprende como é o ser humano e volta a trazer a paz ao mundo. Ele não é violento, ele não lida com coisas mesquinhas como o dinheiro. Eles não mentem, eles não se vingam. 

Mas existem algumas rebeliões humanos que tentam combater este novo ser que está a tomar conta de todo o planeta Terra. E é aqui que entra Melanie. 

Melanie é um ser humano que está a tentar encontrar recursos para que ela, o seu irmão Jamie e o seu namorado Jared sobrevivam. Mas ela é encontrada pela "Polícia das Almas" (os batedores) e, apesar de se tentar matar para não ser invadida por uma destas, ela consegue sobreviver. 

Agora entra Nómada, a Alma que irá ser hospedada no corpo de Melanie. O que ela não sabia é que Melanie não ia desaparecer da mente como muitos dos outros humanos que sofreram a hospedagem. Melanie lutou pela sua vida e, por isso, ela e Nómada habitam as duas na mesma cabeça o que dá uma grande confusão. 

Ao início, não se dão nada bem. Melanie é violenta. Nómada é suave, pura e é uma das almas mais experientes da sua espécie. Ela já percorreu mais mundos do que qualquer outra. O que Mel sente, Noah também sente. E, inevitavelmente, Noah também começa a ter sentimentos românticos em relação a Jared. 

Juntas orquestram um plano que tratará de salvar Jared e Jamie. Com este plano, e a fugir da batedora responsável pelo caso Melanie-Nómada, elas vão ter ao esconderijo dos humanos. 
Um esconderijo onde está Jamie, Jared ... e não só.


Se achas que o livro está a meio ou até mesmo no fim, então estás super enganada(o). 
Ninguém acredita que Melanie ainda possa estar viva no seu corpo ao ter Nómada também lá a habitar. Pensam que ela é uma impostora e que quer trazer os batedores até à resistência humana. 

Noah tem que provar o seu valor e a sua lealdade para com aqueles que ama. Tem que ajudá-los, tem que se salvar de todas as tentativas que executam para a matar, tem que amar Jared, mas sem ser em demasia. 
No entanto, tudo muda quando Jamie tem um ferimento mortal. Sem terem os medicamentos necessários para conseguir salvar a vida do irmãozinho de Mel, eles podem não ter outra hipótese a não ser confiar em Noah.

Eu chorei com este livro. Eu amei este livro. Eu apaixonei-me, eu irritei-me, eu diverti-me. Eu suspirei e quase que sofri ataques cardíacos. 

Tem aventura, tem suspense, tem drama. 

Partiu-me o coração a relação entre Nómada e Jared. Porque ele odeia-a. Ele não acredita nela e não acredita que Mel possa estar viva. Ver a relação entre os dois partiu-me o coração. Cada personagem é especial à sua maneira... Se pudesse, ficaria a falar-vos durante horas sobre cada uma das personagens. 


Desculpem por esta resenha tão extensa. É que eu adoro este livro e ele é especial para mim.

Quem é Stephanie Meyer?

Stephenie Meyer nasceu na véspera de Natal, em Hartford, Connecticut, mas vive em Phoenix, no estado do Arizona desde os quatro anos de idade. É lá que vive com o seu marido e os seus três filhos. Licenciou-se em Literatura Inglesa, pela Brigham Young University. Após a publicação do seu primeiro romance, Twilight (entre nós publicado com o titulo Crepúsculo), Stephenie Meyer foi considerada "como uma das mais promissoras novas escritoras de 2005" (Publishers Weekly). O seu romance de estreia foi bem recebido pela critica tendo conseguido várias distinções entre as quais se destacam: A New York Times Editor's Choice; A Publishers Weekly Best Book of the Year, Amazon "Best Book of the Decade...So Far". Sem dúvida um romance de qualidade, já traduzido, até agora, em 20 línguas.

Encontra a autora no seu Site Oficial, no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Sem comentários:

Enviar um comentário