terça-feira, abril 17, 2018

[PARCERIA] Projeto Fénix: Renasça das Cinzas



Venho-vos falar de um projeto liderado pela Autora C. M. Cruz, uma autora presente aqui no blog, e pelaAssociação Mulher Séc. XXI, uma associação que protege as mulheres que sofrem violência doméstica, com parceria com o blog.  

Para entenderem um pouco sobre o porquê deste projeto ter ganho vida então é preciso relembrar-vos quem é esta Autora maravilhosa que tenho o gosto de tratá-la como amiga e o seu próximo livro.

C. M. Cruz é a autora da série "Hoje e Sempre" e já estão publicados os dois primeiros livros desta série: Promete-me e Perdoa-me (ambos foram alvos de resenha pela blog). O terceiro livro desta fantástica série pertence a Cora, a melhor amiga de Beth - a personagem principal dos dois primeiros livros. Cora é uma mulher linda, forte e leal, mas apesar de ter estas qualidades nada impediu de que ela não fosse uma vítima de violência doméstica.

O terceiro livro é o livro dela. 

E é a pensar na Cora e em muitas outras mulheres que sofrem ou já sofreram de violência doméstica que existe este projeto. Abaixo estão citadas as palavras da autora: 


"O Projeto Fénix: Renasça das Cinzas, dirigido pela Autora C M Cruz e pela Associação Mulher do Séc. XXI, tem como objetivo ajudar as vítimas de Violência Doméstica.
Num mundo onde a liberdade de expressão está tão enraizada, há situações que nos deixam sem forças para falar. A vergonha, o receio ou até mesmo o medo nos tira aquilo que é nosso de direito...a nossa liberdade em dizermos aquilo que vemos, sentimos ou sofremos.

Hoje, tens a possibilidade de partilhar o teu testemunho connosco, sem que tenhas receio das consequências. Partilha aquilo que vai na tua alma, que prometemos 100% de anonimato. Não tenhas medo..apenas fala, grita e chora connosco que te iremos ouvir.

Sabemos que desabafar é bom..mas nem sempre é o suficiente. Se alguma vez precisares de algo mais....de palavras de apoio, de um ombro para chorar, ou até mesmo de acompanhamento judicial... queremos que saibas que estamos aqui para ti."

O Projeto tem o objetivo de ajudar todas as mulheres (e homens também, apesar da Associação ser somente dirigida às mulheres) seja através de um simples ombro amigo ou através de ajuda jurídica.
Mas o vosso testemunho prestado de forma totalmente anónima poderá ajudar na evolução do livro de Cora que está planeado ser publicado ainda neste ano.

Para aqueles que não sabem, a violência doméstica é um crime punível nos termos do artigo 152.º do Código Penal Português. O artigo prevê a pena de prisão de um a cinco anos por infligir maus tratos físicos ou psíquicos, incluindo castigos corporais, privações da liberdade e ofensas sexuais. Se a pessoa que praticar a ação (violência doméstica) na presença de menor, no domicílio da vítima ou no domicílio comum, então a pena é agravada passando para 2 a 5 anos. Se a "ofensa à integridade física" passar a ser grave (artigo 144.º do Código Penal - provocar perigo de vida; privar-lhe da algum órgão, afetar permanentemente o seu corpo; provocar uma doença dolorosa ou permanente.), a pena passa para 2 a 8 anos de prisão. Se ocorrer a morte da vítima, passa para 3 a 10 anos.

O artigo que prevê a violência doméstica não acaba até onde vos referi, portanto se tiverem questões podem-me perguntar. 


Como todos sabem, os livros ajudam as pessoas. E é isso que a autora C. M. Cruz quer fazer. Quer dar uma voz a todas as mulheres que já sofreram ou ainda sofrem. Quer mostrar-vos que apesar de tudo o que vocês já sofreram, vocês podem renascer. Vocês podem recomeçar e ter a liberdade a que têm direito.

A seguir, deixo-vos o link do formulário. É um formulário onde poderão expressar o vosso desabafo de forma totalmente anónima. 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeW3cQpJNvum7phow1axB-KsKc7NFxp5ji-WyvFkjJWRsuFAw/viewform

Repito, se precisarem de um ombro amigo, se precisarem de alguém que vos ajude com palavras e encorajamentos ou se precisarem de pareceres jurídicos e orientações jurídicas... é só enviar mensagem. 

Ajudem a partilhar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário