quinta-feira, maio 31, 2018
Como Fazer Com Que Uma Criança Goste De Ler?
Não tenho filhos, mas fui uma criança que devorava livros e sou uma irmã mais velha de uma rapariga fantástica de - quase - 15 anos.
A primeira regra que vos ensino, e que vos pode parecer contraditória, é que não podem obrigar uma criança a ler.
Isso é meio caminho andado para que ela desenvolva uma antipatia com os livros, leitura e, até, a escrita.
A leitura é um passatempo e um ensinamento demasiado importante para que qualquer pai, familiar ou amigo da criança o possa ignorar. Ela é uma companhia, ela ajuda na evolução da imaginação, ela ajuda a desenvolver as habilidades linguísticas, um maior senso de concentração, um conhecimento sobre o mundo e exercita o cérebro.
As vantagens são muitas e as que apresentei são apenas algumas delas.
1. Não obrigar a ler
Eu sei que já o referi, mas este ponto é tão importante que precise mesmo que vocês o entendam.
Pensem em vocês mesmos. Quando vos obrigam a fazer alguma coisa vocês desenvolvem um gosto por ela ou uma antipatia?
Quando era mais nova ouvi muito de "não leias isso. Lê aquilo. É melhor!". Sabem o que fazia? Se a probabilidade de ler aquele livro já estava nos 20% então depois de me dizerem coisas semelhantes a esta passaria para uma probabilidade de 0%. Era tiro e queda.
O mesmo acontece com as crianças. Não as obriguem a ler, mas isso não quer dizer que não as possam aliciar a tal. E é exatamente isso que vos vou explicar a seguir.
2. Entender a criança e os seus gostos
Existe livros para todos os gostos.
Só precisas de entender o gosto daquela criança. É aventureira? É sonhadora? Tem um intelecto superior das crianças da sua idade?
Não existe nenhuma fórmula mágica para descobrir do que é que ela gosta. Mas segundo a minha experiência pessoal existem duas formas:
- A tentativa erro;
Que consiste em perceber o gosto dela através da própria experiència. Vá-lhe dando livros de diferentes géneros e para diferentes idades até ela lhe dizer ou mostrar (lendo realmente o livro) que gostou.
-Perguntar diretamente.
O pior que podes fazer a uma criança é tomá-la por parva ou ignorante. Não sabe o seu gosto? Pergunte-lhe. É normal que a primeira resposta seja "Não sei" ou o famoso "Sei lá!". Mas não desistas. Faz perguntas mais concretas como: "Gostas de livros com investigação?"; "Preferes que tenha aventura ou que seja sobre a escola, amigos, ...?"
Uma dica importante: não te sigas pelas idades recomendadas para cada livro. Ou seja, um livro que diga ser indicado para crianças de 12 anos pode não servir para uma criança de 12 anos. Ela pode gostar de outro tipo de livros, sejam eles indicados para mais novos ou para mais velhos.
Quando tinha 14 anos não lia livros que eram indicados para a minha idade. Esses aborreciam-me portanto lia livros indicados para jovens entre os 16 anos. Não que me guiasse por este indicador...
3. Comprem Livros Juntos(as)
A melhor maneira de fazer com que a criança tenha vontade de ler é levá-la a uma livraria. Não precisa de ser literalmente uma livraria, basta ter uma zona específica com muitos livros. Pode ser num supermercado. Eles têm secções com livros.
Sê paciente. Se a apressares, a probabilidade de ela rejeitar a ideia de ler será muita.
E assim, a probabilidade de ela escolher algo que vai gostar subirá.
4. Ajuda-a a não desistir
Nem todos somos iguais, por isso, para algumas pessoas pode ser mais difícil do que para outras. Nem todos nascemos com um gosto "incurável" pela leitura, mas é certo que todos já lemos, ou venhamos a ler, um livro que gostamos.
E ao início pode ser difícil.
Por isso, se ela começou a ler, mas está a fartar-se ajuda-a a não desistir.
Mesmo que estejas ocupada(o) a fazer, por exemplo, o jantar pede-lhe para que ela se sente perto de ti. E que vá lendo em voz alta.
Tenta prestar um pouco de atenção, para que consigas fazendo algumas perguntas.
Ou então vai-lhe lendo aos poucos e poucos. Despertar-lhe a curiosidade pelo livro. Mas se ela quiser parar e perceberes que não está mesmo a gostar, não a obrigues a continuar. O livro pode não ser para ela.
5. Sem regras, sem castigos
Este ponto vai de encontro ao primeiro.
Se querem que elas comecem a gostar de ler então não devem impor regras e muito menos castigar. Só tornaram o que é suposto ser um prazer numa obrigação.
E é isto. Se tiverem perguntas, comentários, sugestões estão livres para as comentar em baixo ↓
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário