sexta-feira, março 15, 2019

Breves Notas Para Quem Quer Participar No "Envia a Tua Obra"


Para quem não sabe, o blog tem um projeto disponível para os escritores que queiram ver a sua obra lida por mim e, por consequente, tê-la resenhada no blog, tendo, de uma certa forma, o benefício de usufruírem de alguma publicitação grátis.

Exponho desta forma simples, porque na verdade é um projeto simples. Tanto para mim como para aqueles que desejam participar. Nada disto vos deve ser novo, principalmente para aqueles que estão habituados a ler blogs literários. Cada um tem a sua política, as suas regras e diferentes objetivos. Mas são poucos os que não oferecem ou que, pelo menos, nunca ofereceram num determinado período. 

Não sendo nada disto novo, então porque é que estou a criar um post a falar específicamente sobre isto?

O blog tem evoluído cada vez mais. As visitas diárias têm aumentado exponencialmente. Falamos de um blog que de um mês para o outro conseguiu subir no ranking dentro da categoria "Literatura" dos BlogsPortugal há volta de mais de cem lugares. Atualmente, está em 2.º lugar. Não sei quanto a vocês, mas para mim é orgulho enorme.

Portanto, quando criei este projeto o blog tinha acabado de nascer. Tive sempre a ideia de querer ajudar os escritores chamados de "mais pequenos" e mesmo tendo um blog que na altura era um recém nascido sem praticamente qualquer tipo do público eu sabia que queria ajudar com tudo o que pudesse.

Isso não mudou.

Mas com a evolução do blog, também surgiram mais pedidos. E mais. E mais. E mais. Agradeço do fundo do coração por isso. Mas muitas vezes sinto que não me estão a enviar a obra porque querem que eu leia, mas sim porque querem que eu a publicite.

É com este e muitos outros sentimentos à mistura que me senti obrigada a criar limites. A criar regras que antes não existiam. E é também por isso que me senti compelida a ter que escrever este post que será, muito provavelmente, extenso. Para quem tiver algum tipo de intenção em participar no projeto, então peço que o leia até ao fim. 




Porquê escolher o blog?


Pode até nem parecer, mas este é um ponto a que devem dar alguma importância. Afinal de contas, vocês estarão a enviar-me a vossa obra - seja em formato PDF, seja em EPUB, seja em formato físico - de forma totalmente grátis.

Portanto, porquê dispensarem recursos comigo? 
Para conseguirem responder a esta questão, então devem ter que conhecer o meu trabalho; conhecer o blog. 

Percebem a onde é que quero chegar? Enviarem um e-mail com um:

Cara Mariana, 
Envio o meu livro em anexo para que o possa resenhar.
Com os melhores cumprimentos,
autor(a) x.

Isto não é nada e vocês sabem isso. Portanto, embora goste de ler um livro sem o "julgar pela capa" ou, neste caso, pelo/a autor(a)... é quase impossível. Sabendo isto, a partir de agora - e atenção, esta é uma das novas regras - não irei sequer prestar atenção a um e-mail que siga este tipo de modelo ou que de alguma forma me pareça que o e-mail é genérico sem qualquer tipo de empenho. 

Livros Que Não São Livros


Um dos aspetos que mencionei desde o primeiro dia do projeto é que não estaria obrigada a continuar a ler ou resenhar um livro que não tivesse classificação mínima de 3 estrelas.

O objetivo é fácil de depreender. Quero dar uma oportunidade a todos, mas também quero assegurar uma qualidade mínima aos meus leitores. Porque é que haveria de desperdiçar o tempo dos meus leitores com um post de um livro que não ache que valha a pena o tempo investido?! 

Mas um outro motivo é assegurar a reputação destes novos escritores. Convenhamos, um livro que não seja resenhado por blogs e não esteja publicado por editores proclamadas dificilmente terão sucesso. Mas receber críticas negativas (embora construtivas, se forem bem feitas) logo no início de carreira? Não. Eu não quero ser a pessoa que fará tal coisa

Não quero ofender ninguém, portanto declaro apenas que não terei mais piedade com livros que logo a partir do primeiro capítulo demonstram terem sido escritos sem qualquer tipo de cuidado ou revisão. Esta é mais uma nova regra. 

Sem mais fretes, obrigada. 



O E-mail: O Elemento Que Levará ao Sucesso



Ok, sem mais sermões. Prometo...

Vamos lá. Depois de ter vos ter aborrecido com um texto enorme, está na hora de vos explicar então como é que devem escrever o e-mail. Este é o vosso primeiro contacto comigo e todos nós sabemos o quão importante são as primeiras impressões, certo?

Antes de mais, podem-se dirigir a mim como preferirem. Querem tratar-me de uma forma mais informal? Querem tratar-me de uma forma mais profissional? Eu estou à vontade com qualquer forma que optem. 

No corpo do e-mail, vocês devem suprir alguns dos exemplos dados acima como pontos que não gosto. 

Em primeiro lugar, expliquem porque é que decidiram escolher o blog para receber a vossa obra. É o tipo de resenha em si? É a organização e a informação fornecida no post ("onde pode comprar o livro", "Quem é o autor?" ... )? Leram o blog - mesmo que recentemente - e gostaram do tipo de sugestões dadas?

Tudo isto me fará entender se realmente são leitores do blog ou não e o porquê de o terem escolhido.

Podem falar sobre vocês, sobre a experiência que têm como escritores. Atenção que este não é um ponto obrigatório nem vos quero dar a ideia de que têm que ter experiência para poderem ter sucesso com o projeto. 

Falem sobre a obra. É fundamental que me enviem a sinopse.

Não é obrigatório enviarem logo o arquivo com o livro, mas se o fizerem o processo acaba por ser mais agilizado visto que não precisarei de vos enviar um e-mail a pedir que me enviem o ficheiro. 


Tudo o que não tenha sido mencionado neste post, mas esteja mencionado no campo "Envia a Tua Obra" é considerado. 



Por fim, quando resenho o livro de alguém, regra geral, estabeleço uma relação com esse escritor ou escritora. Gosto de acreditar que com muitos deles acabámos por criar algum companheirismo, mesmo que seja virtual.
Torna-mo-nos colegas de leitura, sugerindo livros uns aos outros. Criamos círculos sociais, ajudo-os quando me pedem ajuda e eles a mim.

O que quero dizer com isto, é que se me enviam um e-mail genérico e que eu conclua que não estão sequer com o mínimo de empenho para parecer que querem realmente que leia o vosso trabalho, porque é que me hei de dar a esse trabalho? Afinal de contas, terão sempre prioridade em relação aos novos escritores. É por isso que se cria uma parceria, mas cheguei a um ponto em que tenho que dizer não às pessoas que não se esforçaram por um sim.

2 comentários:

  1. Olá Mariana,
    Gostei deste post. Entendo perfeitamente aquilo que diz. Não podemos ensinar ninguém a "pescar" dando-lhe peixe. Primeiro ele tem que demonstrar que quer efectivamente pescar, que tem uma cana, tem disponibilidade etc. Talvez um dia ganhe coragem para lhe envia rum dos meus, mas por agora limito-me a dizer que sendo viciado em hle e em escrever, gostei imenso do seu blog.
    Cumprimentos
    Manuel Mota

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manuel!

      Muito obrigada por ter comentado. Ainda bem que conseguiu entender a minha perspetiva e concordou com ela.

      Fico bastante feliz que goste do blog. Se quiser enviar um dos seus livros apenas a título de crítica privada, pode fazê-lo. Pode ser que até ganhe coragem.

      Beijinho e obrigada

      Eliminar