sábado, janeiro 05, 2019

[RESENHA] From Lukov With Love, de Mariana Zapata

From Lukov With Love

Sinopse:

"If someone were to ask Jasmine Santos to describe the last few years of her life with a single word, it would definitely be a four-letter one.

After seventeen years—and countless broken bones and broken promises—she knows her window to compete in figure skating is coming to a close.

But when the offer of a lifetime comes in from an arrogant idiot she’s spent the last decade dreaming about pushing in the way of a moving bus, Jasmine might have to reconsider everything.

Including Ivan Lukov."

Classificação: 5★

Ficha Técnica:

Publicado nos EUA
Editora: autopublicação
Número de Páginas: 524
Data de Publicação: fevereiro, de 2018
Como Comprar:
Amazon:       Kindle - $ 5.29
                       Livro Físico - $ 18.99


Resenha: 

Sei que digo isto muitas vezes, mas este livro é bem capaz de ser dos melhores livros que já li. O que coincide com o que tantos leitores à volta do mundo comentavam tanto sobre o livro como da autora. Ainda não tive o prazer de ler outra obra escrita pela Mariana Zapata, mas acreditem que está já na minha lista de autores a pesquisar quando quiser ler um livro de me arrebatar o coração. 

Uma das críticas feita por uma leitora, num dos tantos grupos literários que sigo, que me fez tomar atenção ao livro foi o comentário de que ele é um romance que vai cozinhando em lume brando. Até comentou que provavelmente o romance nem era o que a autora tinha como objetivo principal, mas que, a meu ver, conseguiu escrever uma das histórias mais bonitas, românticas e ... banais. Pode parecer que me estou a contrariar, mas vocês já vão entender aquilo que vos estou a tentar transmitir.

Jasmine Santos é uma atleta de alta competição em patins no gelo. Ela tem um feitio complicado, é forte, teimosa como tudo, e, acima de tudo, não quer desistir do seu sonho por nada deste mundo! Já perdeu a conta às caídas, aos ferimentos e aos hematomas que sofreu devido a este desporto, mas ela quer ganhar uma competição. Ela quer sentir que toda a dedicação da sua família, todo o dinheiro e tempo que investiram nela e naquele desporto, desse, pelo menos aos quase 30 anos, algum fruto. 
Quando era mais nova, Jasmine conseguiu chegar ao pódio algumas vezes. Segundo, terceiro, quinto ou sexto lugar. Primeiro? Nunca. 

E, por mais que ela o odeie admitir, sabe que o seu corpo já está a ceder à idade e que após ter sido largada pelo seu primeiro e único companheiro de equipa de forma tão fria, ela não terá mais hipóteses  em competir novamente. 

Até que Ivan Lukov, o campeão nacional  russo, rico, membro da família dos donos do ringue de patinagem e o querido da América, e a sua treinadora pedem a Jasmine para ela ser a nova parceira de Lukov e ganharem os vários campeonatos que se aproximam. 

Só existem alguns problemas. Primeiro, eles odeiam-se. Mesmo. Segundo, Jasmine acha que eles estão a pregar-lhe algum tipo de partida maldosa. Terceiro, ela nunca participou naquele tipo de liga. 

O acordo é simples. Serem uma equipa durante um ano e depois disso eles iriam ajudar Jasmine a encontrar um novo parceiro. 

Ela aceitou. 

Há medida que a história vai desenrolado, vamos conseguir captar a vulnerabilidade de Jasmine. Embora aparente ser uma daquelas mulheres kick ass que não aturam nada de ninguém e muito menos se deixam ir abaixo por conta de comentários maldosos, ela é sensível. Tão sensível ao ponto de poder haver uma razão emocional forte por ela nunca ter conseguido ganhar o que quer que seja. Por ela ceder sempre aos seus nervos e pensar menos dela mesma. 

Ficamos a conhecer a história conturbada dela com o pai. O facto de ele sempre a desmerecer, de ele tentar provar com tanto afinco que ser uma patinadora no gelo é bom para hobby, mas nunca para profissão. Fá-la sentir com se o seu sonho fosse algo ridículo e que ela deveria ir para medicina, direito ou qualquer outra profissão "respeitável". 

A família de Jasmine é numerosa, com um ambiente incrível e que trespassa muito bem para cá para fora. Sentimos a lealdade, o carinho, o amor. 

A relação de Ivan com Jasmine, ao início, é difícil. Ela acha que eles se odeiam. E ele não faz nada para mudar a sua opinião. Até que chegamos a uma das minhas partes favoritas. Não vos vou dar spoiler, pelo menos não considero que seja um. Mas se não gostas mesmo de saber nada sobre a história, então não leias o parágrafo seguinte :)

Ambos tinham que fazer uma sessão fotográfica para uma revista que, pelo que entendi, era mesmo importante e famosa no mundo do desporto. E, embora o meu inglês não seja perfeito, entendi que era um orgulho ser convidado para fazer aquele tipo de sessão fotográfica. Ambos tinham que estar nus, embora as fotos não fossem eróticas pois não mostrariam os genitais de ambos, mas sim sensuais. Tinham que posar como se estivessem num ringue. Jasmine estava nervosa e numa espécie de ataque de histerismo comunicou à treinadora de ambos que ela não aceitava fazer a sessão com ele. Que ele fizesse primeiro e ela faria a seguir. Quando a mesma comunica a decisão ao Ivan, ele não pensa duas vezes e vai falar com ela. Foi a primeira vez que ela baixou as suas defesas e confessou que tinha medo que ele gozasse com o seu corpo. É importante dizer-vos que o "apelido carinhoso" que ele a chamava era meetball (bola de carne).  Ele aí entendeu que muitas das brincadeiras - pensava ele que eram brincadeiras - não eram tão inocentes como ele pensava e que estavam a magoar Jasmine.

Não me posso entusiasmar muito porque sinceramente a minha vontade é desatar a contar-vos a história toda. 
O livro também nos dá uma visão sobre a parte difícil de se tornar numa figura pública ao contar a experiência de Jasmine em ser assediada constantemente, receber vídeos, fotos e comentários tarados. 

A história é linda, divertida e com um toque fantástico de drama. O romance é de amolecer qualquer um. Mas este livro é muito mais do que uma bonita história de amor. Retratar-vos-á a história de Jasmine. Contar-vos-á os seus medos, as suas inseguranças e a maneira que ela utiliza para os vencer. Ou pelo menos tentar. 
É sobre a amizade, é sobre amor, é sobre família. 

Quem ficar curioso e ler... depois venha comentar o que é que achou e se concordam comigo! 

Quem é Mariana Zapata?

Resultado de imagem para mariana zapataMariana Zapata começou a escrever romance pouco tempo depois de ter aprendido a soletrar. Provavelmente não deveria admitir que começou a roubar livros de romance da estante da sua tia muito tempo antes de sequer entender o que significava quando um homem tirava a camisola a uma mulher... não contes à sua mãe. Felizmente, ela manteve-se nas histórias sobre princesas e príncipes durante um tempo. 

Na sua adolescência, ela escreveu fanfics sobre boybands (ainda existe um website com essas obras primas algures na internet), e no início dos seus vinte, ela voltou a pegar nas fanfics com Sookie Stackhouse e Twilight. Eventualmente, a sua cara metade disse-lhe para ela fazer o que ela quisesse e então começou a escrever as suas obras originais. 

Os seus romances tendem a ter um humor excêntrico, funções corporais e palavrões. 

Mariana vive numa cidade pequena chamada Pagosa Springs, Colorado com o seu marido/melhor amigo, Chris Letchford, e os seus dois amados filhos bisbilhoteiros (e emocionalmente manipuladores), Dorian e Kaise. Quando não está a fingir que está a escrever, está a ler sci-fi, fantasia, steampunk ou romances históricos. 

Consegues encontrá-la normalmente a assediar os seus cães, a ser uma eremita em casa ou a fazer piadas às custas dos seus familiares. 

Encontra a autora no seu Site Oficial, no Twitter, no Facebook e no Instagram

2 comentários:

  1. Ooi, a quantidade de páginas no kindle, é a mesma que a do livro físico? Tipo, no kindle são 524, então o livro físico também tem essa quantidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Não necessariamente. O livro no Kindle é um e-book, ou seja, um livro em formato eletrónico. Todo o seu formato é diferente de um livro físico.
      Eu li em e-book portanto não te sei dizer quantas páginas é que o livro físico tem.

      Beijinhos

      Eliminar